O médico nicaraguense, José Raul Espinosa Cacho, conhecido popularmente, em Dourados, como Doutor Raul Espinosa recebeu esta semana da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, o título de Cidadão Sul-Mato-Grossense. Ele também foi homenageado com a Comenda do Mérito Legislativo, pelos relevantes serviços prestados na área da saúde no Estado, em especial no município de Dourados, onde vive há cerca de quatro décadas.
Raul nasceu na cidade de Managua, capital da Nicarágua. Se formou em medicina em 1970, na PUC, do Paraná. Ele chefiou a clínica médica do Hospital Evangélico de 1990 a 2005. Foi diretor Clinico do mesmo hospital de 2004 a 2008, onde também foi membro do Conselho Técnico. Atualmente ele é Diretor Clínico do Hospital da Vida, onde atuou nesta mesma função durante todo o período da Pandemia da Covid-19.
Como médico tem várias publicações em nível nacional, em editoras especializadas, uma de grande destaque foi sobre "Resposta da Pressão Arterial ao Estresse Agudo Traumático em Urgências", publicada na Revista da Sociedade Brasileira de Clínica Médica.
Com vasta experiencia da área Dr. Raul Espinosa também ministrou diversos cursos e ministrou palestras ajudando formar e preparar novos profissionais da medicina e da enfermagem. Foi ele também que trouxe para a cidade o I Simpósio de Cardiologia de Dourados e a I Conferência sobre Condições de Trabalho e Remuneração do Profissional Médico.
Fonte: CNON