Gaúcha, natural de Ronda Alta, que veio para Dourados ainda pré-adolescente, aos 13 anos de idade, Liandra Brambilla (PSDB), mais conhecida como "Liandra da Saúde" é a quinta mulher a assumir o posto mais importante da Câmara de Vereadores, da maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul.
Ela conquistou um consenso que poucos vereadores conseguiram ao longo da história do Palácio Jaguaribe. Foi eleita com chapa única e unanimidade dos votos. Todos os 21 parlamentares do legislativo municipal concordaram em tê-la como presidente da Casa de Leis pelo próximo biênio.
A eleição da mesa diretora do legislativo ocorreu logo após a posse dos vereadores e três dos quatro cargos da mesa ficaram com o PSDB. Juntamente com Liandra, os vereadores Ademar Cabral (PSD) será o vice-presidente, Rogério Yuri (PSDB) o primeiro-secretário e Márcio Pudim (PSDB) ficará com a segunda secretaria.
Em seu discurso a vereadora fez uma linda homenagem ao pai. "Quero começar a minha fala, relembrando uma pessoa muito especial. Meu saudoso Pai, Augusto Brambilla, que já não está mais entre nós e que me ensinou tudo que sei. Sobre honestidade, integridade e a importância de ter palavra. Agradeço a Deus, a minha família e a cada eleitor douradense que depositou no meu nome a sua esperança por uma Dourados melhor", declarou Liandra emocionada.
Em seu discurso disse ainda estar ciente das responsabilidades como vereadora e presidente da Casa de Leis e que irá pautar seu mandato na união dos parlamentares e na busca por soluções para os problemas do município. "A presidência dessa casa estará sempre de portas abertas. Junto seremos uma equipe. Respeitarei as ideias e contribuição de cada vereador para que possamos deixar um legado que orgulhe todos os douradenses", enfatizou a nova presidente.
Liandra foi eleita pela primeira vez vereadora em 2020, pelo PTB, com 1.806 votos e durante os quatro anos de mandato defendeu a saúde como uma das principais bandeiras. Ano passado se candidatou pelo PSDB, sendo reeleita e escolhida pelos seus pares para presidir a Câmara Municipal.
Para o colega de partido e primeiro-secretário eleito, vereador Rogério Yure, a eleição unânime reflete o consenso de Liandra dentro e fora do partido. "Acreditamos que ela fará uma gestão democrática e transparente e pelo bom relacionamento que tem com o Marçal, vai estreitar o diálogo e criar um relacionamento harmonioso entre o legislativo municipal e o executivo", enfatizou o vereador.
"O nome dela, como presidente, foi uma ótima escolha. A minha expectativa e certeza é que ela será uma excelente presidente, sendo uma das melhores que a nossa Câmara Municipal já teve. Ela possui experiência de trabalho, muito humana e acima de tudo cumpre suas promessas. Acredito que ela não vai medir esforços para proporcionar as melhores condições de trabalho a todos os funcionários da casa, assim como aos vereadores eleitos", declarou o vice-presidente Inspetor Cabral.
Um dos maiores desafios da gestão de Liandra da Saúde será a conclusão da reforma do prédio da Câmara de Vereadores, obra que está orçada em mais de R$ 18 milhões e que chegou a ser interrompida por problemas de documentação da empresa que ganhou o processo licitatório. Um inquérito civil sobre o caso também corre na Justiça.
"Vou me inteirar sobre cada detalhe da reforma, analisar cada contrato antes de dar prosseguimento", garantiu a nova presidente da Câmara de Vereadores.
CNON