Foto: A. Frota
Dourados está sob alerta de queda severa de temperatura nos próximos dias e, diante desse cenário a Defesa Civil alerta a população para que adote alguns cuidados para preservar a saúde.
A Diretora Técnica da Defesa Civil de Dourados, Rosane Johann Braun, cita que conforme avaliado pela equipe, já a partir desta quarta-feira (28), começa uma queda brusca de temperatura que deve atingir mínimas de 5°C e máximas 10°C até sexta-feira.
Diante das condições climáticas, a determinação do prefeito Marçal Filho é que seja realizado trabalho preventivo e de atendimento em especial as pessoas em situação de rua e famílas em estado de vulnerabilidade social.
"Diante da mudança climática brusca, a população deve redobrar os cuidados. Agasalhe-se bem – Use roupas quentes, de preferência em camadas. Proteger extremidades como mãos, pés e cabeça é essencial. Mantenha-se em ambientes aquecidos – Evite ficar em locais abertos por período prolongado. Mantenha janelas fechadas à noite e, se possível, use cobertores ou aquecedores com segurança", orientou Rosane Braun.
A Defesa Civil pede que as famílias redobrem os cuidados com idosos e crianças, mantendo-os sempre aquecidos e em locais protegidos de ventos. " Quem puder ofereça ajuda as pessoas em situação de rua ou acione os serviços de assistência social, caso necessário", Destacou.
A prefeitura tem realizado a distribuição de cobertores e a Assistência Social ainda oferece serviço de pernoite na Casa da Acolhida, para quem não tem condições de pagar por um abrigo.
PROTEÇÃO
Vacine-se – A vacina contra a influenza está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde e no Pronto Atendimento Médico (PAM), sendo a principal forma de prevenção contra a gripe e suas complicações.
Proteja seus animais de estimação – Leve-os para locais abrigados e forneça cobertas, se possível.
Cuidado com o uso de aquecedores e fogareiros – Evite equipamentos improvisados que podem causar incêndios ou intoxicação por monóxido de carbono. Ventile os ambientes adequadamente.
SERVIÇO – Em caso de emergência, acione a Defesa Civil. Ligue 199.