A revista Científica Cadernos do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia – LEPAARQ, acaba de publicar no Volume XX, Número 39, de Janeiro a Junho de 2023, o artigo "Racismo estrutural e carreiras jurídicas públicas no Brasil", de Alfa Oumar Diallo, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Jorge Eremites de Oliveira, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
O senegalês, naturalizado brasileiro é Doutor em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atualmente é professor de Direito com ênfase em Direitos Internacionais, em Dourados.
Professor Alfa explica que no artigo consta um estudo sobre as relações entre o racismo estrutural, especialmente o racismo institucional, e as carreiras jurídicas públicas no Brasil, particularmente no estado de Mato Grosso do Sul.
Segundo ele a análise apresentada é feita a partir da contextualização histórica do racismo na constituição da sociedade nacional. As barreiras e os obstáculos raciais são criticamente pensados e discutidos para compreender, no tempo presente, as carreiras de magistratura, ministério público, advocacia pública e defensoria pública.
As reflexões dos autores apontam que o Judiciário (re) produz a estrutura racista e assimétrica presente nas instituições do Estado e na sociedade brasileira em geral.
Para ler o artigo completo CLIQUE AQUI