O Casulo, espaço dedicado à cultura e arte em Dourados, anunciou o lançamento do Programa Cultivar, uma iniciativa que proporcionará 250 vagas gratuitas em diversas oficinas artísticas. As aulas terão início no dia 3 de junho e se estenderão até dezembro de 2024. Os participantes terão acesso a oficinas em artes visuais, capoeira, danças populares, iluminação, língua e cultura kaiowá e guarani, música, produção cultural, som e teatro.
O projeto, apoiado pelo Ministério da Cultura, visa atender prioritariamente estudantes da rede pública de ensino, pessoas indígenas, imigrantes, pessoas trans e travestis, além de estudantes de artes cênicas da UFGD. Para garantir a vaga, os participantes devem se comprometer a frequentar todas as aulas do programa.
Ofertas no Casulo
As oficinas no Casulo estão divididas em várias modalidades e horários, proporcionando uma vasta gama de opções para os participantes:
Artes Visuais:
Turma 1: 7 a 10 anos, terça e quinta-feira, das 08h30 às 10h.
Turma 2: a partir dos 11 anos, terça e quinta-feira, das 13h30 às 15h.
Capoeira:
A partir de 10 anos, terça-feira das 15h às 16h30 e sábado das 13h30 às 15h.
Danças Populares - O Corpo que Brinca:
A partir de 12 anos, sexta-feira, das 14h às 17h.
Musicalização com Foco em Canto:
Turma 1: 8 a 12 anos, terça-feira das 10h às 11h.
Turma 2: a partir de 16 anos, quarta-feira das 10h às 12h.
Teatro:
Juvenil/adulto, a partir de 16 anos, quarta-feira das 18h30 às 21h30.
Ofertas no território indígena
As oficinas também serão realizadas em território indígena, abrangendo diversas faixas etárias e focos culturais:
Música - Cultura Guarani, Kaiwá e Conexões:
Turma 1: 12 a 18 anos, sábado, das 08h às 11h, na AJI - Associação Jovens Indígenas.
Teatro - Cultura Guarani, Kaiwá e Conexões:
Turma 1: 5 a 15 anos, sábado, das 14h às 17h, na Casa de Reza da Nhadesy Claudiene - Retomada Yvy Verá.
Oficinas de 20 horas
Além das oficinas regulares, o programa inclui oficinas de 20 horas sobre iluminação, produção cultural e som, todas com 25 vagas e destinadas a participantes a partir de 16 anos. As matrículas para estas oficinas serão divulgadas em breve no perfil do Instagram do Casulo.
Eventos de Encerramento
Ao final do programa, duas mostras serão realizadas para apresentar os produtos dos trabalhos realizados em todas as oficinas. A primeira mostra acontecerá no Casulo e a segunda no território indígena, incluindo apresentações do grupo musical Bandoleiras do Centro-Oeste, formado por mulheres das aulas de canto adulto.
Inscrições e informações
A equipe do Casulo entrará em contato com todas as pessoas que realizaram a pré-inscrição para fornecer informações adicionais e confirmar o início das aulas. Para saber mais sobre o Programa Cultivar, entre em contato pelo WhatsApp: (67) 99870-0269.
Este projeto faz parte do Programa Olhos D'água - Rede Nacional das Escolas Livres, do Governo Federal e do Ministério da Cultura.
"ESTE PROJETO É APOIADO PELO MINISTÉRIO DA CULTURA - LEI No12.343, DE 02 DE DEZEMBRO DE 2010"