Trabalho que impulsiona - B

Tecnofam leva tecnologias para agricultores familiares

Evento foi sediado pela Embrapa Agropecuária Oeste, em Dourados

Por CNON em 16/09/2022 às 10:40:45

Mais de mil pessoas inscreveram-se na manhã de terça-feira, 13 de setembro, para participar das atividades da Tecnofam 2022 (Tecnologias e Conhecimentos para a Agricultura Familiar). O evento pretende transferir tecnologias e conhecimentos para os agricultores familiares de Mato Grosso do Sul. Nesse ano, a Tecnofam chega a sua 4ª edição e acontece no Parque de Exposições de Dourados.

A cerimônia de abertura do evento aconteceu às 8h30 e reuniu cerca de 500 pessoas. Além de autoridades e representantes de instituições públicas e privadas, a solenidade contou com a presença de pesquisadores, professores, agricultores e estudantes.

Tiago Toledo Ferreira, diretor executivo de Negócios, representando o Presidente da Embrapa, salientou que a missão da Empresa é gerar soluções. Ele exemplificou esclarecendo que "a missão se completa quando a tecnologia chega ao campo, é adotada, gera desenvolvimento e produz alimentos de melhor qualidade, em benefício tanto da população rural, quanto da população urbana, que tem acesso a alimentos bons e mais baratos".

Ele enfatizou ainda a relevância do setor agropecuário nacional, que é o grande motor do desenvolvimento do Brasil e destacou a importância dos agricultores: "Afinal, a missão do país como o grande produtor de alimentos mundial é um compromisso muito nobre e de ampla responsabilidade".

Ângelo Ximenes, presidente do Sindicato Rural de Dourados, parabenizou a Embrapa pela organização do evento e destacou que a importância da Tecnofam Kids, que está sendo realizada pela primeira vez no evento.

Alan Guedes, prefeito municipal de Dourados, destacou a qualidade do solo de Dourados que é amplamente agricultável e disse "a Tecnofam contribui diretamente com a difusão do conhecimento técnico para os agricultores familiares que com essas informações produzem com cada vez mais excelência".

O chefe-geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Harley Nonato de Oliveira agradeceu aos parceiros e destacou a importância das parcerias para a realização do evento. Além de Harley, a chefe-geral da Embrapa Pantanal, Suzana Salis e o representante do chefe-geral da Embrapa Gado de Corte e chefe adjunto de Transferência de Tecnologia, Luiz Orcírio Fialho de Oliveira, compareçaram ao evento.

O presidente da Famasul, Marcelo Bertoni destacou a relevância da ciência e da tecnologia para a agricultura e enfatizou a importância da Embrapa dizendo "contamos com três Unidades no Mato Grosso do Sul, que juntamente com as Fundações, o que possibilitou que o Estado deixasse de ser um importador de alimentos, para tornar-se um produtor de alimentos.

Também prestigiaram a solenidade de abertura o coordenador regional da Agraer em Dourados, Flávio Oliveira Ferreira, representando seu diretor presidente; o coordenador geral da Apoms, Raimundo Tomonari; o presidente da Fundapam, José Ubirajara Garcia Fontoura; o vice-presidente Sicredi Centro Sul MS, Jean Carlos Silveira, o conselheiro do Sistema OCB/MS, Jorge Luiz Soares; o Superintendente do Senar MS, Lucas Galvan e o diretor-administrativo da Cresol, Marcelo Andreolla.

Foto: Divulgação

Feira

Até quinta-feira, 15 de setembro, das 7h30 às 16h30, a Tecnofam estará recebendo visitantes interessados nas inovações tecnológicas voltadas para a agricultura de pequeno porte. O evento é gratuito e também está aberto a participação do público urbano interessado.

Caravanas de agricultores familiares estão vindo de diversas cidade de Mato Grosso do Sul. Também participam do evento grupos formados por assentados, indígenas de diversas etnias, estudantes de ciências agrárias, técnicos extensionistas e comerciantes.

A Tecnofam é uma promoção da Unidade da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados/MS). O evento é uma realização de organizaçaões públicas estaduais e municipais, Associação de Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul (Apoms); Sebrae/MS; Senar/MS e Sindicato Rural de Dourados. O evento conta com apoio da Cooperativa de Crédito Cresol, Cooperativa de Crédito Sicredi, Fundação Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento (Faped), Organização das Cooperativas Brasileiras no Mato Grosso do Sul (Sistema OCB/MS) e organizações federais de apoio ao desenvolvimento. (Fonte: Embrapa)

Comunicar erro
Marlene Rosa

Comentários

Pena e Fabio