Trabalho que impulsiona II - C

Pesquisa revela que Alan Guedes "lidera" disputa pela prefeitura de Dourados

Os três nomes que lideram a pesquisa são do mesmo partido, mas um tem fama de "arregão" e o outro é vice-governador e pode ser candidato ao Senado pela Grande Dourados, em 2026.

Por João Rocha em 03/10/2023 às 21:04:31

Foto: Divulgação

Pesquisa publicada pelo Instituto Ranking Brasil Inteligência, nesta terça-feira, revela três nomes do mesmo partido, o PP, Partido Progressista, encabeçando a lista de intenção de votos. Na espontânea, em primeiro aparece o Radialista Marçal Filho, com 23,2%, em segundo o vice-governador Barbosinha, com 10,4%, seguido do atual prefeito Alan Guedes, que aparece com 4%.

Creio que muitos estranharam o título da reportagem, mas se levarmos em conta que o líder da pesquisa tem fama de "arregar" das disputas eleitorais majoritárias, sempre na reta final das convenções partidárias. Como em 2016, quando também liderava as pesquisas e mesmo sendo presidente do diretório municipal do PSDB e tendo o apoio público do ex-Governador Reinaldo Azambuja decidiu disputar uma vaga na Câmara de Vereadores no lugar de encabeçar a disputa pela prefeitura e também em 2020, à frente nas pesquisas recuou alegando que seria mais útil ao município como deputado estadual.

Desta vez, no mesmo partido do atual prefeito, sem mandato e sem o apoio público do Governador Eduardo Riedel, o radialista encontra um cenário ainda mais desfavorável. Caso insista na disputa, terá que mudar de partido e conquistar o apoio dos correligionários da nova sigla, além de trabalhar para construir alianças.

O segundo melhor nas pesquisas, é o vice-governador que tem um caminho bastante consolidado, caso decida ser candidato a Deputado Federal em 2026 e ainda pode pleitear a segunda vaga do PSDB, para o Senado, entrando na disputa como o Senador da Região da Grande Dourados. Com essas possibilidades acho que disputar a prefeitura de uma cidade que já o rejeitou, não seria tão interessante.

Sobra então o terceiro colocado na pesquisa, o atual prefeito Alan Guedes, que apesar da alta rejeição, tem vaga garantida no PP para disputar a reeleição, um arco de aliança consolidado e entra na disputa com a experiência de quatro anos de administração, contrato assinado com Fonplata para investimento de R$ 270 milhões, no município, que já começaram a ser injetados e se estenderão para os próximos quatro anos, além de não amargar nenhum escândalo de corrupção, como os eleitores douradenses presenciaram em gestões anteriores.

Dos outros nomes que aparecem na "bolacha" da pesquisa, um já jogou a toalha. O deputado Geraldo Resende (PSDB) e como justificativa declarou que o eleitor douradense "tem dedo podre" para escolher seus representantes.

Sobrando então dois prováveis candidatos. A deputada estadual pelo PSDB, Lia Nogueira que aparece empatada tecnicamente com Alan, com 3% e Tiago Botelho, do PT, que mesmo tendo expressiva votação na eleição passada, para o Senado, aparece na pesquisa com 1,6% das intenções dos votos.

Ainda é cedo para vislumbrar quais os nomes que disputarão a prefeitura de Dourados. Mas no cenário político atual é possível pelo menos apostar em três nomes, Alan Guedes, praticamente certo para disputar a reeleição, Lia Nogueira e Tiago Botelho, políticos jovens, que tem declarado publicamente a intenção de encabeçar a disputar majoritária e sem histórico de desistência.


Cenário político atual mostra Alan Guedes (PP), Lia Nogueira (PSDB) e Tiago Botelho (PT) com pré-candidaturas consolidadas, em Dourados

Fonte: CNOn

Comunicar erro
Marlene Rosa

Comentários

Pena e Fabio