Doe Sangue DeMolay

Brasileirão de 2023 tem recorde de atletas revelados pelo Verdão

Das 14 Crias da Academia utilizadas, dez foram titulares ao menos uma vez durante o campeonato

Por CNON em 11/12/2023 às 21:46:23

Foto: Site do Palmeiras

O 12º título do Campeonato Brasileiro conquistado pelo Palmeiras foi marcado pela importante participação de Crias da Academia. Durante a campanha, 14 jogadores revelados pela Base do Palestra foram utilizados pela comissão técnica de Abel Ferreira, um recorde na história do clube.

Nenhum outro título faturado pelo Verdão contou com tantas pratas da casa. O zagueiro Naves, o lateral-direito Garcia, os laterais-esquerdos Ian e Vanderlan, os meio-campistas Fabinho, Gabriel Menino, Jhon Jhon e Luis Guilherme e os atacantes Artur, Endrick, Estêvão, Giovani, Kauan Santos e Kevin foram os atletas revelados pela base alviverde que entraram em campo ao longo do Brasileiro.

Das 14 Crias da Academia utilizadas, dez foram titulares ao menos uma vez durante o campeonato: Naves, Garcia, Vanderlan, Fabinho, Gabriel Menino, Jhon Jhon, Luis Guilherme, Artur, Endrick e Kevin. Para efeito de comparação, sete jogadores oriundos da Base iniciaram uma partida na campanha vencedora do Brasileiro de 2022.

Endrick foi o artilheiro do Palmeiras no Brasileiro, com 11 gols (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

Ao longo do ano, o Palmeiras teve 15 atletas revelados pelo clube em campo – o único que não atuou pelo Brasileiro foi o meio-campista Pedro Lima. A temporada com mais Crias da Academia em campo no século segue sendo a de 2021, quando 27 jogadores foram utilizados.

Em 2023, o Verdão também bateu o recorde de mais atletas formados pela Base em um jogo de Libertadores. Na partida contra o Bolivar-BOL, em La Paz, foram 11 jogadores em campo (Naves, Garcia, Ian, Vanderlan, Fabinho, Gabriel Menino, Jhon Jhon, Luis Guilherme, Pedro Lima, Artur e Endrick).

Até o momento, a Base do Palmeiras já conquistou 29 títulos no ano. Além de importantes títulos em âmbito nacional, como a Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copa do Brasil Sub-17 e o Campeonato Brasileiro Sub-17, o Verdão bateu o recorde de Paulistas de base faturados em uma única temporada, com cinco (Sub-11, Sub-13, Sub-14, Sub-15 e Sub-20).

Comunicar erro
Marlene Rosa

Comentários

Pena e Fabio