No Saeb de 2019, antes da pandemia de covid-19, o percentual de não alfabetizados era menor: 39,7%. Os alfabetizados somavam 60,3%.
O ministro da Educação, Camilo Santana (foto), comentou o baixo desempenho do Saeb de 2019 e 2022. "São tristes os nĂșmeros do Brasil porque praticamente 60% das crianças brasileiras não se alfabetizam no final do segundo ano [do ensino fundamental]," disse. Ele abordou as consequĂȘncias da não alfabetização na idade certa, o que compromete todo o ciclo escolar. "É algo que precisamos reverter. Isso gera evasão [escolar], reprovação e abandono de escola. O Brasil perde milhões de crianças e jovens ao longo do ensino bĂĄsico. Então, precisamos fechar a torneira disso", afirmou.A pesquisa Alfabetiza Brasil foi realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais AnĂsio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
O levantamento ouviu 251 professores alfabetizadores de 206 municĂpios do paĂs. Entre 15 e 23 de abril, a pesquisa foi desenvolvida em cinco capitais: Belém, Recife, BrasĂlia, São Paulo e Porto Alegre.
Na aplicação, os docentes opinaram com base na experiĂȘncia em sala de aula. Os alfabetizadores forneceram informações sobre quais devem ser as tarefas e competĂȘncias que um estudante no fim do 2Âș ano do ensino fundamental deve dominar para seja considerado alfabetizado.
A partir dos resultados do levantamento, o Inep estabeleceu, pela primeira vez, a nota de corte de 743 pontos na escala adotada no Saeb para definir se o aluno estĂĄ alfabetizado.
A nota servirĂĄ de parâmetro nacional para indicar se o estudante do final do 2Âș ano do ensino fundamental domina um conjunto de habilidades bĂĄsicas de leitura de pequenos textos e escrita de textos simples, como convites ou lembretes.
Os indicadores da pesquisa Alfabetiza Brasil deram suporte para o planejamento e execução de polĂticas educacionais nacionais voltadas à alfabetização.
O ministro da Educação adiantou que o presidente Luiz InĂĄcio Lula da Silva vai lançar um pacto nacional de alfabetização nos próximos dias. A construção da polĂtica estĂĄ sendo feita em contato com as secretarias de educação de estados e municĂpios de todo o paĂs.
"Desde janeiro, estamos construindo uma grande pactuação nacional. O programa estĂĄ pronto e o MEC vai apoiar técnica e financeiramente essa polĂtica", adiantou.
O ministro estima que, com o pacto nacional pela alfabetização na idade certa, o Brasil deve elevar o Ăndice do Saeb para 80% dos estudantes alfabetizados no fim do 2Âș ano do ensino fundamental.
Fonte: AgĂȘncia Brasil