Anvisa lança programa de apoio a startups para inovar medicamentos

programa está alinhado às diretrizes da Estratégia Nacional para o Desenvolvimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde

Por CNON em 16/04/2024 às 20:03:45

A Ag√™ncia Nacional de Vigilância Sanit√°ria (Anvisa) publicou no dia 9 desse m√™s, em Bras√≠lia, edital de chamamento que objetiva apoiar o desenvolvimento de medicamentos fitoter√°picos e sintéticos novos, além de produtos biológicos.

Em nota, a ag√™ncia reconhece a necessidade de novos medicamentos e a importância de fomentar a inovação no ecossistema de sa√ļde brasileiro. O edital destina-se especificamente a startups brasileiras.

O programa est√° alinhado às diretrizes da Estratégia Nacional para o Desenvolvimento do Complexo Econômico-Industrial da Sa√ļde e visa acelerar o acesso de novos medicamentos ao mercado.

Seleção

Serão escolhidas tr√™s startups, cada uma desenvolvendo, respectivamente, um medicamento fitoter√°pico, um medicamento sintético novo e um produto biológico, para participação em projeto-piloto de avaliação regulatória.

"O objetivo prim√°rio é apoiar essas empresas na navegação pelo regramento sanit√°rio desde as fases iniciais de desenvolvimento dos produtos", destacou a Anvisa.

Apoio regulatório

A proposta é oferecer suporte regulatório espec√≠fico, visando facilitar o cumprimento dos requisitos sanit√°rios e acelerar o processo de inovação em medicamentos no pa√≠s.

Os candidatos devem demonstrar potencial inovador e relevância para o tratamento de doenças com impacto significativo na sa√ļde p√ļblica, além de se enquadrarem em critérios espec√≠ficos detalhados no edital, incluindo a fase de desenvolvimento do medicamento e a capacidade institucional da startup.

Inscrição

Interessados t√™m até o dia 7 de maio para submeter suas propostas por meio de formul√°rio eletrônico detalhando o est√°gio de desenvolvimento do medicamento proposto.

A seleção vai priorizar remédios destinados ao tratamento de condições com alta morbimortalidade [√≠ndice de pessoas mortas em decorr√™ncia de uma doença espec√≠fica] no Brasil, com impacto para o Sistema √önico de Sa√ļde (SUS) e em est√°gios mais avançados de desenvolvimento.

Fonte: Agência Brasil

Comunicar erro
Marlene Rosa

Coment√°rios

Pena e Fabio