Brô MCs participa de lançamento do novo álbum do DJ ALOK neste sábado

Show que acontece na Esplanada dos Ministérios,será em comemoração ao aniversário de Brasília-DF e marca o início da Turnê do álbum "Futuro Ancestral".

Por João Rocha em 19/04/2024 às 22:20:10

Foto: Divulgação

Grupo indígena de Dourados, Brô MCs, participa nesse sábado (20) do show de lançamento do novo álbum do DJ Alok "Futuro Ancestral". O evento acontece na Esplanada dos Ministérios e faz parte das atividades comemorativas aos 64 anos de Brasília-DF.

Coincidência ou não, a turnê de Alok inicia em abril, mês dedicado aos povos originários, quando são realizadas diversas atividades comemorativas, além de manifestações de protesto e resistência em favor dos indígenas, no Brasil.

BRÔ MC"S

Nascidos e criados nas Aldeias Jaguapiru e Bororó, Bruno e Clemerson Batista, Kelvin e Charlie Peixoto, são duas duplas de irmãos, das etnias Guarani-kaiowá e Terena, que juntos formam o Brô MC"s, primeiro grupo de rap indígena do Brasil. O que começou como brincadeira virou coisa séria, extrapolou as fronteiras de Dourados, do Mato Grosso do Sul e ganhou o mundo.

"No começo eu trabalhava de ajudante de pedreiro, na cidade e durante as folgas fazia minhas letras e as rimas. Para nós era uma brincadeira, uma forma de diversão, não imaginávamos ganhar essa projeção, fazer grandes show e até se apresentar fora do país", relembra Clemerson.

Kevin conta que o grupo surgiu da necessidade de serem ouvidos e fizeram da música um canal para falar da realidade que vivenciam até hoje dentro da Reserva de Dourados , onde vivem cerca de 20 mil indígenas numa área de 3,5 mil hectares, com ruas precárias, pouca infraestruturas e muita gente vivendo em barracos. "O rap é o instrumento que nós usamos para sermos ouvidos e também para ser a voz da nossa comunidade. Temos muitos jovens desistindo dos seus sonhos, porque não encontra apoio, principalmente do Estado. A gente tinha que falar sobre essas coisas".

Foto: Divulgação - Brô MC's no estúdio durante gravação de música para o novo album do DJ Alok "O Futuro é Ancestral"

Nos últimos anos, o Brô MC"s tem ganhado projeção nacional e vê a agenda lotar de shows. Os rappers de Dourados já se apresentaram no Rock in Rio, com o Xamã, no Grammy, gravaram com o DJ Alok e até foram tema de redação na prova do Enem. Hoje eles são fonte de inspiração e referência para muitos jovens das aldeias de Dourados e de todo o país.

PROJETOS

O grupo Brô MC"s está com mais um projeto pioneiro. Com apoio do Instituto Alok eles começaram a construir o primeiro estúdio de música dentro de uma reserva indígena, no Brasil, que irá ajudar lançar outros artistas indígenas da comunidade.

Fonte: CNON

Comunicar erro
Marlene Rosa

Comentários

Pena e Fabio