Inscrições para o Encceja começam nesta segunda-feira

Edital do Encceja 2024 foi publicado em março pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Por CNON em 29/04/2024 às 15:47:14

Interessados em participar do Exame Nacional para Certificação de Compet√™ncias de Jovens e Adultos (Encceja) 2024 j√° podem fazer a inscrição. O prazo segue aberto até 10 de maio. Solicitações de atendimento especializado e de tratamento pelo nome social também devem ser feitas durante o mesmo per√≠odo. O exame ser√° no dia 25 de agosto em todos os estados e no Distrito Federal.

O atendimento especializado ser√° oferecido a participantes com baixa visão, cegueira, visão monocular, defici√™ncia f√≠sica, defici√™ncia auditiva, surdez, defici√™ncia intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista e discalculia. Também podem ser contemplados gestantes, lactantes, idosos e pessoas com outras condições espec√≠ficas.

O edital do Encceja 2024 foi publicado em março pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais An√≠sio Teixeira (Inep). Participantes que faltaram às provas do Encceja 2023 devem ter justificado sua aus√™ncia no exame caso queiram se inscrever gratuitamente na edição deste ano. Quem não justificar sua aus√™ncia ou tiver a solicitação de justificativa reprovada dever√° ressarcir ao Inep o valor de R$ 40.

O pagamento deve ser feito por meio de boleto, que ser√° gerado no sistema de inscrição e poder√° ser pago em qualquer banco ou casa lotérica.

O exame

O Encceja foi realizado pela primeira vez em 2002, para aferir compet√™ncias, habilidades e saberes de jovens e adultos que não conclu√≠ram o ensino fundamental ou médio na idade adequada. O exame é realizado pelo Inep, respons√°vel pela aplicação, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação. J√° a emissão do certificado e da declaração de profici√™ncia é responsabilidade das secretarias de Educação.

Fonte: Agência Brasil

Comunicar erro
Marlene Rosa

Coment√°rios

Pena e Fabio